A secreção pegajosa que sai do trato respiratório, mais conhecida como muco, é um fluido composto de glicoproteínas, anticorpos e outras substâncias que desempenham um papel fundamental na saúde imunitária. Por isso, seu objetivo principal é manter a lubrificação da área, capturar e facilitar a expulsão de qualquer agente contaminante ou infeccioso do exterior.
Apesar dessa importância, o muco em excesso pode causar congestões e outros sintomas incômodos, principalmente quando é decorrente de infecções e inflamações.
Por sorte, além dos tratamentos convencionais que promovem a expectoração, existem várias soluções naturais que podem ajudar a reduzir o excesso de muco e até mesmo expulsá-lo dos pulmões.
Aprenda a fazer 5 remédios à base de plantas que garantem a redução das irritações e promove a limpeza das vias respiratórias, eliminando as secreções que obstruem a passagem normal do ar e diminuindo a congestão. Confira:
3 colheres (sopa) de folhas de eucalipto (30 gramas)
2 xícaras de água (500 ml)
Adicione as folhas de eucalipto em uma panela de água e ferva por cerca de 5 minutos. Cubra a bebida de modo que o vapor não escape.
Descubra o panela e coloque a cabeça perto para inalar os vapores. Cubra-se com uma toalha para obter resultados mais efetivos. Faça o tratamento por 5 ou 10 minutos e descanse. Repita no próximo dia, se você considerar necessário.
1 colher (chá) de orégano (5 gramas)
1 xícara de água (250 ml)
Adicione o orégano em uma xícara de água fervente e cubra. Após 10 minutos, coe a bebida e consuma.
Tome 2 ou 3 xícaras desse chá por dia, até que as vias respiratórias sejam limpas.
½ colher (chá) de tomilho (5 gramas)
1 xícara de água (250 ml)
1 colher (sopa) de mel (25 gramas)
Adicione o tomilho em um copo de água e leve para ferver por 5 minutos. Cubra a bebida e deixe descansar por mais 10 minutos. Quando estiver pronto, coe e adoce com uma colher de mel.
Tome 2 xícaras de chá de tomilho por dia, durante 3 ou 5 dias.
½ colher de gengibre ralado (5 gramas)
1 xícara de água (250 ml)
1 colher (sopa) de mel (25 gramas)
Rale o gengibre para obter o equivalente a ½ colher e, depois, despeje-o em uma xícara de água fervente. Cubra a infusão e deixe descansar por 10 minutos. Após este tempo, coe a bebida e adoce com mel.
Tome até 3 xícaras do chá de gengibre por dia, durante 2 ou 3 dias, até reduzir a produção de muco.
1 colher (sopa) de folhas de louro (10 gramas)
1 xícara de água (250 ml)
Adicione as folhas de louro em uma xícara de água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Coe a bebida e consuma.
Tome até 2 xícaras de chá de folha de louro por dia. Opcionalmente, você pode mergulhar uma toalha limpa na bebida e aplicá-la como uma compressa no peito. Repita o tratamento até aliviar a congestão e o excesso de muco.
– Evite o contato com produtos químicos irritantes e poeira;
– Aumente o consumo de água e líquidos para promover a limpeza das passagens respiratórias.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.