Quando uma pessoa se encontra em um quadro de e ansiedade, ela acaba dormindo mal, fica com a mente sempre ativa o que prejudica sua concentração. Dessa forma, sem conseguir relaxar, o corpo e a mente ficam cansados. E é tudo isso o que causa dor de cabeça. Isso acontece devido à rigidez dos músculos do pescoço e da cabeça, que ficam tensos. Enfim, se você estiver sentindo dores de cabeça frequentes devido ao estresse, a solução é tentar mudar seu estilo de vida. E caso seja necessário, procure orientação de um psicoterapeuta.
Ficar longos períodos sem beber água, pode ser um dos fatores que causam dor de cabeça. Pois, sem água, o organismo acaba ficando desidratado. De acordo com especialista, a falta de água faz com que o sangue perca volume. Dessa forma, menos oxigênio chega ao cérebro, causando a dor de cabeça. Assim como o calor excessivo, que também pode ser uma causa de dor de cabeça.
Portanto, fique atento aos sinais, como boca seca e urina amarelada, que podem indicar uma desidratação. Enfim, o recomendado é ingerir cerca de 2 litros por dia, para mulheres, e 4 litros diários para homens.
A acontece quando a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue é insuficiente para transportar o oxigênio para o corpo. O que pode causar dor de cabeça também. Ademais, a anemia pode ser causada pela baixa quantidade de vitamina B-12, ferro ou ácido fólico no organismo. Dessa forma, além da cefaleia, a anemia também causa fadiga, fraquezas e falta de ar. Enfim, apenas um especialista pode diagnosticar adequadamente o tipo de anemia e indicar o tratamento adequado.
Doenças crônicas, como fibromialgia e lúpus, causam dor de cabeça tão intensa, que podem durar mais de 15 dias. Geralmente, não melhora nem mesmo com a ingestão de analgésicos. No caso da fibromialgia, é uma doença de causa desconhecida, associada a quadros emocionais. Causando dor crônica nos músculos pelo corpo todo. Tendo como sintomas, fadiga, sono não reparador, dificuldade de concentração e enxaqueca crônica. Portanto, para esses casos, é necessário procurar a orientação de um neurologista.
Com a proximidade do período menstrual, muitas mulheres sofrem com as alterações hormonais, típico da TPM. Dessa forma, os níveis de estrogênio se alteram, deixando o organismo mais vulnerável a dores e fraquezas. O que causa dor de cabeça.
A pressão alta provoca a dilatação dos vasos intracranianos, causando a distensão das terminações nervosas livres, localizadas nas paredes dos vasos. Consequentemente é o que causa dor de cabeça. Ademais, uma doença rara chamada feocromocitoma, pode causar a cefaleia. Devido à hipertensão arterial e pelos níveis elevados de catecolaminas circulantes, como a adrenalina, por exemplo. Entretanto, vale ressaltar que a própria cefaleia pode fazer com que a pressão arterial suba, devido ao desconforto.
O que causa dor de cabeça pode estar relacionado a mudanças na rotina diária. Por exemplo, acordar mais cedo ou dormir mais tarde do que o habitual. Da mesma forma, mudanças de pressão atmosférica durante viagens aéreas, também podem causar cefaleia. Outro exemplo de mudança de rotina seria frequentar ambientes agitados, após noites mal dormidas. Enfim, para aliviar a dor de cabeça nesses casos, exercícios de relaxamento podem ajudar.
Em casos extremamente raros, o que causa dor de cabeça pode ser um caso de tumor cerebral. Pois, tumor cerebral benigno ou cancerígeno se forma a partir do crescimento anormal de células no cérebro.
Algumas doenças ligadas à visão, como astigmatismo, hipermetropia e miopia, por exemplo, podem estar relacionados à causa de dor de cabeça. Principalmente em crianças, pois, ao forçar a visão para enxergar, acaba causando a cefaleia. Nesse caso, o recomendado é procurar um oftalmologista.
Algumas pessoas são mais sensíveis a alimentos estimulantes, como café, refrigerantes e chocolates, por exemplo. O que pode causar dor de cabeça. Por outro lado, ficar muito tempo sem comer, também pode resultar em uma cefaleia, devido à hipoglicemia.
O ato involuntário de apertar ou raspar os dentes durante a noite é chamado de bruxismo. Em suma, o bruxismo pode alterar o posicionamento da articulação da mandíbula. Consequentemente causa dor de cabeça.
O que causa dor de cabeça constante pode estar relacionado ao controle inadequado da glicose, ou diabetes. Em suma, os carboidratos e o açúcar é o principal alimento das células cerebrais. Mas, no caso de pessoas com diabetes, o excesso de açúcar no sangue sobrecarrega o metabolismo cerebral. Além disso, diabéticos podem ter neuropatias cranianas, tudo isso pode causar a cefaleia. Portanto, manter sob controle os níveis de glicose no sangue pode ajudar a aliviar a dor.
A meningite é uma doença que pode ser viral, bacteriana, fúngica, química ou neoplásica. Em suma, a meningite causa a inflamação das meninges cerebrais, membranas que envolvem o cérebro. Durante o processo inflamatório, ocorre à liberação de substâncias que ativam os terminais dolorosos das meninges e dos vasos sanguíneos, o que causa dor de cabeça. Além da distensão das meninges e o aumento da pressão craniana, que também podem causar a dor. Enfim, devido a inflamação, qualquer tipo de movimento pode causar muita dor, que pode ser acompanhado por vômitos e febre.
O que causa dor de cabeça no caso de sinusite ou rinite é o processo inflamatório e infeccioso que ocorre dentro dos seios paranasais. Isso acontece devido aos seios paranasais estarem interligados pela mesma cadeia de nervos , o que faz com que a dor se alastre para outras regiões da cabeça.
A hidrocefalia se trata do aumento da pressão intracraniana, causada pela hipertensão do líquor (líquido cefalorraquidiano que tem a função de proteger o tecido nervoso dos impactos). Ademais, a pressão distende até a membrana mais externa que fica próxima à pele. Como resultado causa dor de cabeça, que pode ser aliviada com analgésicos. No entanto, ao deitar a dor pode se intensificar, pois aumenta a pressão intracraniana. Enfim, além da cefaleia, a pessoa pode sentir sonolência, náuseas, vômitos e ter dificuldades visuais.
MAV é uma malformação das artérias e veias no cérebro que acontece ainda no útero. Em suma, na MAV o sangue passa de um sistema de alta pressão (artérias), para um sistema de baixa pressão (veias). E essa diferença de pressão causa a rupturas das veias, causando hemorragias, o que causa dor de cabeça.
O por hemorragia subaracnóidea (sangramento no espaço entre o cérebro e o tecido que cobre o cérebro) é causado pela ruptura de aneurismas. Que é a dilatação que se forma na parede da artéria craniana, é o que causa dor de cabeça no caso de um AVC. Ademais, nesse caso a cefaleia costuma ser abrupta, atingindo máxima intensidade no primeiro minuto de ocorrência. Além disso, a pessoa com AVC também pode manifestar sonolência, dificuldade de fala ou dificuldade motora. Dessa forma, ao apresentar um quadro parecido com esse, é muito importante que a pessoa seja encaminhada ao pronto-atendimento o quanto antes.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!
代表者: 土屋千冬
郵便番号:114-0001
住所:東京都北区東十条3丁目16番4号
資本金:2,000,000円
設立日:2023年03月07日