Além de causarem um incômodo na aparência dos pés, os joanetes são uma protuberância anormal que também provocam dores quando não é tratado. Eles surgem quando a pressão do peso do corpo cai de forma desigual sobre os pés, fazendo com que o osso do dedo inflame, causando uma deformidade na articulação.
A presença dos joanetes está relacionada aos fatores genéticos, lesões nos pés e doenças como a artrite. Eles surgem, com frequência, em pessoas com idades superiores aos 30 anos e quase sempre afetam os dois pés.
Além disso, o uso frequente de sapatos apertados ou muito altos também contribuem para o surgimento dessas protuberâncias. Levando em conta que essa condição compromete a articulação, os sintomas incluem:
– Dor intensa ao caminhar;
– Irritação na pele;
– Calos;
– Redução da flexibilidade do dedo afetado.
Existem alguns remédios naturais que podem deter o crescimento dos joanetes e também acalmar os sintomas, antes que estes se convertam em um problema maior que requer uma intervenção cirúrgica. Confira:
½ xícara de gelo picado (55 gramas)
1 toalha fina
Envolva o gelo picado em uma toalha fina e coloque-a sobre o joanete durante 5 ou 10 minutos. Descanse a mesma quantidade de tempo e repita a aplicação 2 ou 3 vezes mais. Faça esse procedimento toda vez que sentir pressão ou dor, pois as baixas temperaturas adormecem as terminações nervosas e proporcionam uma sensação duradoura de alívio.
½ colher (chá) de cúrcuma (2 gramas)
1 colher (sopa) de azeite de oliva (5 gramas)
Prepare uma pasta espessa com a cúrcuma e o azeite de oliva e aplique-a sobre o joanete. Espere uns 20 minutos e enxágue com água fria. Repita seu uso 2 vezes ao dia, todos os dias. Para uso oral, recomenda-se ingerir, no máximo, uma colher (chá) por dia. Essa receita é eficiente porque a curcumina, composto ativo da cúrcuma, bloqueia a dor e diminui a inflamação que piora os joanetes.
3 colheres (sopa) de flores de camomila (30 gramas)
1 xícara de água (250 ml)
1 toalha
Coloque a xícara de água para ferver e acrescente as folhas de camomila. Abaixe o fogo, deixe ferver por alguns minutos e retire do calor. Espere repousar um pouco e, enquanto ainda estiver quente, mergulhe uma toalha e aplique-a no dedo afetado. Repita o tratamento duas vezes ao dia. As flores de camomila se destacam por suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes, por isso, elas são tão benéficas.
1 colher (sopa) de iodo (10 ml)
3 aspirinas
1 gaze
Triture as aspirinas em um pilão e misture o pó com o iodo. Após obter uma pasta, aplique-a sobre o joanete e cubra-a com uma gaze para fixá-la por algumas horas. Repita o procedimento todos os dias para obter melhores resultados. A mistura do iodo e aspirina detém o crescimento anormal do dedão e favorece a desinflamação da articulação.
2 colheres de óleo essencial de lavanda, coco, oliva ou rícino (32 gramas)
Aqueça um pouco do óleo escolhido e coloque-o na palma de suas mãos. Aplique-o na área afetada e faça uma massagem profunda, com fricção, usando os dedos. Repita os movimentos durante 10 minutos e descanse. Use todas as noites. Essa massagem vai aumentar a circulação da área afetada, ao mesmo tempo em que proporciona o alívio e a desinflamação.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.
代表者: 土屋千冬
郵便番号:114-0001
住所:東京都北区東十条3丁目16番4号
資本金:2,000,000円
設立日:2023年03月07日