Muitas pessoas - sobretudo as que não sabem como lidar com um 'bad hair day' - não prescindem deste passo nas suas rotinas. Mas quem nunca se questionou se lavar o cabelo todos os dias apodrece a raiz e fá-lo cair?
Entre os especialistas, a 'prescrição' varia. Uns são a favor da lavagem dia sim, dia não ou aqueles que o cabelo aguentar para que este consiga produzir os seus próprios óleos naturais, enquanto outros defendem que, se o couro cabeludo for muito oleoso, é melhor higienizá-lo com mais frequência.
Em resposta ao jornal Daily Express, Saul Meskin, da Foxy Locks, explicou que "o nosso cabelo está ligado ao couro cabeludo por um folículo que, por sua vez, permanece unido a glândulas que produzem vitaminas e humidade que passam para o cabelo", pelo que, "se lavarmos o cabelo com demasiada frequência, iremos estar a eliminar todos os óleos naturais que as glândulas produzem". Por outras palavras, "significa que deixarão de transmitir quaisquer benefícios ao nosso cabelo, deixando-o sem vida e seco", resume.
Simone Thomas, do reconhecido salão Simone Thomas Wellness, no Reino Unido, acrescenta que esse é apenas "um dos problemas" com que se irá debater se lavar o cabelo todos os dias. Este hábito pode pode "provocar caspa, deixar o couro cabeludo seco, provocar comichão, tornar o cabelo quebradiço e mais propenso a queda", avisa.
O cabeleireiro das celebridades Jon Hala é peremptório. "Só deve lavar o cabelo quando for absolutamente necessário." Resumindo: cada cabelo é um cabelo.
Já Cally Borg, especialista em cabelos e cabeleireiro particular da apresentadora de televisão Apresentadora de televisã Amanda Holden, chama a atenção para outro aspeto: se tiver de levar todos os dias, seja seletivo no champô que vai usar.