Que o abacate é uma fruta rica em nutrientes, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que o caroço (ou a semente) é um tesouro medicinal? É justamente sobre isso que vamos falar nesse post.
O caroço de abacate é um potente antifúngico e antibiótico natural. Ele combate fungos, como a cândida, além de nos proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.
As propriedades presentes nessa semente fortalecem o sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo. Por ter ação anti-inflamatória, ela auxilia no tratamento das doenças que atingem as articulações, como artrite e tendinite.
Devido a sua atividade termogênica, o caroço de abacate ajuda a eliminar a gordura localizada. Além disso, alivia diarreia e inflamações no aparelho digestivo, evitando, dessa forma, a formação de úlceras gástricas.
A semente do abacate possui também propriedades anticâncer. Os índios brasileiros confiam muito no poder curativo do caroço e o utilizam para tratar diarreias, dores musculares, furúnculos, transtornos nos rins e fígado, catarata, epilepsia e problemas na tireoide.
Mas como é possível utilizar o caroço de abacate para adquirir essa vastidão de benefícios?
Existem várias formas, mas vamos te mostrar a receita do extrato e da farinha. Confira:
4 colheres (sopa) do caroço de abacate ralado
Meio litro de vinho branco
Coloque as quatro colheres (sopa) do caroço de abacate dentro de meio litro de vinho branco. Deixe descansar por sete dias. Toma dois cálices diariamente, à tarde e à noite.
Atenção: não exceda essa dose indicada, pois pode provocar irritação gástrica.
1 caroço de abacate
Rale o caroço e coloque-o no sol, coberto por um tecido como voal, para secar. Depois, bata no liquidificador e passe numa peneira bem fina. Conserve num pote bem fechado, na geladeira. Tome 1 colher (sopa) no momento das refeições.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.