Artigo
Fotos
Vídeos
DOENÇAS
DIETA E NUTRIÇÃO
REMÉDIOS CASEIROS
BELEZA E ESTÉTICA
RECEITAS
DICAS PARA EMAGRECER
Como deixar a ceia mais proteica e menos calórica?
23/12/2022

Na hora de aproveitar as delícias que fazem parte da ceia de Natal, muitas pessoas têm medo de ganhar peso pois geralmente os pratos costumam ter ingredientes calóricos.

Entretanto, saiba que você consegue saborear as receitas desta época sem ganhar quilinhos a mais. A dica é fazer um cardápio com carnes magras e alimentos que ajudem na digestão.

Ana Luisa Vilela, nutróloga especialista em emagrecimento, conta como não perder o sabor sem ganhar calorias. "O ideal é utilizar alimentos ricos em fibras que ajudam na digestão e aumentam a sensação de saciedade", diz.

Então, para compor uma ceia proteica e bem menos calórica, vale utilizar carnes de todos os tipos, como aves e peixes, grãos (feijão, grão de bico, soja, amendoim), ovos e leite e derivados.

O protagonista da festa, o peru, não precisa ficar de fora de uma ceia saudável, é só não abusar na hora de temperar. Ele possui apenas 5% de gordura e 20% de proteína.

"Sem condimentos artificiais, pode apostar no alho, cebola e pimenta. O alho é um ótimo fortalecedor do sistema imunológico, além de ter ação diurética, ser um favorecedor da secreção biliar e ser amigo do coração", pontua a nutróloga.

"Regar o prato com azeite ajuda a umidificar a carne e ainda lubrifica o intestino. Também tem um papel cardiovascular importante", acrescenta.

Transforme as sobremesas

Foto: Naim Benjelloun/Pexels / Boa Forma

Para reduzir ainda mais as calorias da sua ceia, substitua as frutas secas, típicas do Natal, por frutas frescas, que são mais leves, saudáveis e podem fazer a diferença no balanço final.

"A ameixa seca, por exemplo – que tem 200 calorias em cada 100 gramas, pode ser trocada pela ameixa fresca – apenas 13 calorias cada uma. Mas, se a ideia é comer as frutas secas mesmo, troque pelas menos calóricas. Atradicional uva passa, com 300 calorias em apenas 100gr, pode ser substituída pelo damasco seco, 100 calorias pela mesma quantidade", diz a nutróloga.

Tenha cuidado com o álcool

Foto: cottonbro studio/Pexels / Boa Forma

Não exagere na bebida alcoólica quando for brindar as festas. O segredo é consumir no máximo uma dose. Meia taça de champagne, por exemplo, tem em média 50 calorias.

Receitas light

Existem versões light de pratos típicos da data comemorativa. Por exemplo, é possível preparar o arroz, a farofa, o tender e até mesmo a rabanada de um jeito mais saudável. Para isso, se atente ao modo de preparo e à escolha dos ingredientes.

Bolsonaro chora durante evento militar e sua esposa Michelle deix...ver mais
12/12/2022
Limpa o pulmão, combate pneumonia, gripe e aumenta a imunidade
12/07/2020
Como identificar 10 Tipos de Picadas de insetos e outros animais peçonhentos
28/12/2022
Entenda por que é errado lavar o arroz antes de cozinhar; NUNCA mais faça isso
19/07/2020
Saiba por que você NUNCA deve mat4r esse inseto se o encontrar em sua casa
12/12/2022
Vacina contra COVID-19 chega ao Brasil - Plantão COVID-19: As boas notícias!
08/07/2020
Como acabar com vermes e depósitos de gordura do corpo com receitas naturais
28/12/2022
China alerta para nova pneumonia mais mortal que a covid-19
10/07/2020
Bebidas caseiras para limpar o fígado e ajudar na perda de peso
12/12/2022
Acaba com Cistos, Pneumonia, Varizes e Aumenta a Imunidade
29/09/2020
Fotos
Artigo
Vídeos