Artigo
Fotos
Vídeos
DOENÇAS
DIETA E NUTRIÇÃO
REMÉDIOS CASEIROS
BELEZA E ESTÉTICA
RECEITAS
DICAS PARA EMAGRECER
Festas de fim de ano: 3 dicas para evitar o exagero na bebida
16/12/2022

O fim de ano é a época em que os convites para happy hour, festa da empresa e eventos de confraternização se multiplicam. Nessas ocasiões, não costuma faltar bebida alcoólica que muitas vezes é consumida de forma exagerada durante as festividades.

Uma pesquisa realizada pelo Ipec, a pedido do CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, pontuou que a maioria dos entrevistados não sabiam os parâmetros de consumo abusivo da substância e, quando apresentados às referências, consideram-nas "muito baixas" e não acreditam que a ingestão de álcool nessas quantidades possa prejudicar a saúde do corpo.

"É preocupante, pois sem esse conhecimento, as pessoas que optam por beber e dificilmente poderão fazer escolhas mais saudáveis ao adotar padrões menos prejudiciais de consumo, o que as expõe a riscos à saúde que poderiam ser totalmente evitáveis", conta  Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do CISA.

No Brasil, o consumo abusivo de álcool se refere à ingestão de quatro ou mais doses para mulheres e de cinco ou mais para os homens. Uma dose equivale a uma lata de cerveja (350 ml), uma taça de vinho (150 ml) ou um shot de destilado (45ml).

Logo, beber mais de quatro chopes ou meia garrafa de vinho em cada ocasião já pode ser considerado como ingestão excessiva da substância, por exemplo.

O médico explica que beber muito em um curto período de tempo é um dos padrões mais perigosos de consumo de álcool e ele pode gerar danos de curto e longo prazo à saúde, como amnésia alcoólica, envolvimento em acidentes de trânsito, brigas, afogamento, queda e intoxicação.

O álcool impacta negativamente diversos órgãos e sistemas, principalmente no trato gastrointestinal, no fígado, no sistema nervoso e cardiovascular. Por isso, é importante ressaltar que, quanto mais frequente seu consumo, maiores são os prejuízos para a saúde.

Para não exagerar no consumo e estragar a festa, listamos três dicas que vão fazer toda a diferença.

Intercale a ingestão de álcool com bebidas não alcoólicas

O álcool tem o poder de inibir o hormônio responsável pelo controle da quantidade de água eliminada. Por esse motivo, ele pode deixar o organismo desidratado, prejudicando o seu funcionamento adequado.

Uma dica é intercalar a bebida alcoólica com água, uma vez que ela hidrata e auxilia na redução dos efeitos da bebida.

Não beba de estômago vazio

Ao beber sem se alimentar, o álcool consumido é absorvido de forma mais rápida. Então, se alimente bem para minimizar os prejuízos da substância ao organismo.

Beba devagar

Quanto mais rápido você beber, maiores serão os riscos. "Também não adianta usar a justificativa de que não bebeu a semana toda para abusar no fim de semana. É mais prejudicial beber de forma exagerada em um dia, do que beber de forma moderada ao longo da semana", explica o presidente do CISA.

Por fim, se você é menor de 18 anos, gestante, faz uso de medicamentos, tem alguma doença associada ao álcool ou vai dirigir,  EVITE COMPLETAMENTE a ingestão de bebida alcoólica. Ah, também é fundamental respeitar a decisão daqueles amigos que optaram por não beber, não insista!

Bolsonaro chora durante evento militar e sua esposa Michelle deix...ver mais
12/12/2022
Limpa o pulmão, combate pneumonia, gripe e aumenta a imunidade
12/07/2020
Como identificar 10 Tipos de Picadas de insetos e outros animais peçonhentos
28/12/2022
Entenda por que é errado lavar o arroz antes de cozinhar; NUNCA mais faça isso
19/07/2020
Saiba por que você NUNCA deve mat4r esse inseto se o encontrar em sua casa
12/12/2022
Vacina contra COVID-19 chega ao Brasil - Plantão COVID-19: As boas notícias!
08/07/2020
Como acabar com vermes e depósitos de gordura do corpo com receitas naturais
28/12/2022
China alerta para nova pneumonia mais mortal que a covid-19
10/07/2020
Bebidas caseiras para limpar o fígado e ajudar na perda de peso
12/12/2022
Acaba com Cistos, Pneumonia, Varizes e Aumenta a Imunidade
29/09/2020
Fotos
Artigo
Vídeos