Os gases intestinais são flatos produzidos por bilhões de bactérias que vivem no trato digestivo, que participam do processo digestivo. Ademais, são produzidos, principalmente, pela metabolização de carboidratos, proteínas e gorduras presentes em alimentos.
Por outro lado, grande parte dos gases deglutidos são eliminados por eructações, conhecidos como arrotos. Entretanto, se a pessoa se deita após uma refeição, esses gases são mais facilmente encaminhados em direção ao intestino do que retornar ao esôfago.
A ingestão de alimentos que possuem carboidratos, proteínas e gorduras provocam os gases intestinais. Pois, as bactérias que participam do processo digestivo realizam a metabolização desses alimentos. Ademais, o enxofre, que causa o odor desagradável, é proveniente pelo consumo de proteínas, como a carne de porco, por exemplo.
Além disso, a falta de exercícios, constipação intestinal, intolerância à lactose e alterações da flora bacteriana também ocasionam os gases. Por outro lado, a ansiedade acelera o trânsito intestinal, levando alimentos mal digeridos ao cólon. Dessa maneira, as bactérias recebem mais substrato e produzem os flatos. Uma outra causa seria o sexo anal, que também pode ajudar na produção dos gases intestinais.
Alguns carboidratos são mais difíceis de serem digeridos no intestino delgado. Dessa forma, chegam a uma grande quantidade ao cólon, e são metabolizados pelas bactérias. Por isso, surgem os gases intestinais. Logo, alguns alimentos que provocam os gases são:
Ovos;
Leite;
Feijão;
Cerveja (escura);
Repolho;
Couve-flor;
Cebola;
Alho;
Brócolis;
Milho;
Batata;
Aspargos;
Farelo de trigo;
Refrigerantes;
Bebidas gaseificadas;
Fibras e açúcares também entram na lista, por ter grande potencial de fermentação.
Os sintomas que indicam a presença de gases intestinais no organismo podem variar conforme cada organismo e sensibilidade. Logo, eles são:
Arrotos;
Flatulência;
Barriga dura;
Prisão de ventre;
Cólica intestinal;
Inchaço abdominal;
Dor abdominal intensa;
Para tratar os gases intestinais é necessário criar uma dieta cuidadosa, evitando alimentos que agravem os sintomas. Desse modo, aderindo laticínios, algumas frutas e legumes, cereais integrais e adoçantes artificiais. Ademais, manter um registro de alimentos e bebidas que você ingere para determinar quais são as comidas que te provocam os gases é essencial. Pois assim fica mais fácil evita-los.
Além disso, realizar exercícios físicos trazem bastantes benefícios e contribuem para amenizar os flatos intestinais. E tomar uma xícara de chá de funcho ou de hortelã após as refeições, também é muito eficaz. Por fim, caso os sintomas se tornem constantes e desconfortáveis, recorrer a uma ajuda médica, para um melhor diagnóstico, é imprescindível.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!
代表者: 土屋千冬
郵便番号:114-0001
住所:東京都北区東十条3丁目16番4号
資本金:2,000,000円
設立日:2023年03月07日