A língua de boi é uma iguaria bastante apreciada no Brasil, embora muitas pessoas afirmem que ela engorda, e por isso evitem consumi-la.
Mas, como veremos com mais detalhes no decorrer deste artigo, a língua pode ser considerada uma excelente fonte de nutrientes, e seu consumo pode ser feito, com moderação, mesmo em dietas de emagrecimento.
Então, a seguir vamos descobrir se a língua de boi engorda ou não, além de conhecer as propriedades nutricionais deste alimento e aprender como incluí-lo na dieta.
Como vimos, uma porção de 100 gramas de língua de boi possui pouco mais de 300 calorias, o que à primeira vista pode ser considerado um valor moderado.
Entretanto, não é apenas a quantidade de calorias que o alimento pode apresentar que define se ele engorda ou não.
Por isso, é importantíssimo se atentar às quantidades de gorduras e de colesterol do alimento em questão, que no caso da língua bovina é considerado alto.
Assim, podemos dizer que a língua de boi é um tipo de carne bovina que pode contribuir bastante para o ganho de peso, quando consumida de forma regular.
Além disso, ela não deve ser a fonte principal de proteínas da dieta devido ao seu alto teor de gorduras e de colesterol, que pode também aumentar o risco de desenvolvimento de .
A língua bovina é rica em uma série de nutrientes, além de ser considerada uma , como afirma a mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay:
“Isso significa que a língua de vaca provê todos os aminoácidos que as suas células precisam para compor novas proteínas no seu tecido – um processo que promove a força, mantém seus hormônios em equilíbrio e te ajuda a produzir os anticorpos essenciais para a função imunológica”.
Assim, a língua de vaca pode ser parte de uma , desde que consumida sem exageros, devido ao seu alto teor de gorduras.
De fato, a língua tem o seu valor nutricional, uma vez que ela é uma ótima fonte de proteínas, além de conter zinco e vitaminas do complexo B, como a vitamina B12.
Entretanto, ela também é rica em gorduras saturadas e colesterol, e em excesso o seu consumo pode causar o acúmulo de placas gordurosas nas artérias e assim trazer alguns malefícios para a saúde.
Por isso, a língua de boi deve ser consumida de forma controlada, como uma iguaria em ocasiões especiais. E, de preferência, as proteínas da dieta devem vir de fontes mais saudáveis, como:
Carnes magrasFontes vegetais, como feijões, grão de bico, lentilhas e ervilhasAo analisar as informações nutricionais dos alimentos, é importante lembrar que os valores diários de referência estão adaptados a uma dieta de 2.000 kcal.
Assim, os seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas, seu metabolismo, rotina de exercícios, idade e outros fatores pessoais.
Mais importante do que saber se a língua de boi engorda é compreender que para emagrecer ou manter o peso é fundamental adotar dieta saudável, nutritiva, equilibrada e controlada.
Portanto, caso este seja o seu objetivo, você ainda pode encaixar a língua de boi em seu cardápio, desde que se atente às quantidades de gorduras e calorias.
Além disso, para potencializar a perda de peso, é importante também investir na prática regular de exercícios físicos, uma vez que eles ajudam tanto na queima de calorias quanto na melhora da composição corporal.