Artigo
Fotos
Vídeos
DOENÇAS
DIETA E NUTRIÇÃO
REMÉDIOS CASEIROS
BELEZA E ESTÉTICA
RECEITAS
DICAS PARA EMAGRECER
Língua de boi engorda? É saudável? Calorias e dicas
06/01/2023

A língua de boi é uma iguaria bastante apreciada no Brasil, embora muitas pessoas afirmem que ela engorda, e por isso evitem consumi-la.

Mas, como veremos com mais detalhes no decorrer deste artigo, a língua pode ser considerada uma excelente fonte de nutrientes, e seu consumo pode ser feito, com moderação, mesmo em dietas de emagrecimento.

Então, a seguir vamos descobrir se a língua de boi engorda ou não, além de conhecer as propriedades nutricionais deste alimento e aprender como incluí-lo na dieta.

Será que a língua de boi engorda?

Como vimos, uma porção de 100 gramas de língua de boi possui pouco mais de 300 calorias, o que à primeira vista pode ser considerado um valor moderado.

Entretanto, não é apenas a quantidade de calorias que o alimento pode apresentar que define se ele engorda ou não.

Por isso, é importantíssimo se atentar às quantidades de gorduras e de colesterol do alimento em questão, que no caso da língua bovina é considerado alto.

Assim, podemos dizer que a língua de boi é um tipo de carne bovina que pode contribuir bastante para o ganho de peso, quando consumida de forma regular.

Além disso, ela não deve ser a fonte principal de proteínas da dieta devido ao seu alto teor de gorduras e de colesterol, que pode também aumentar o risco de desenvolvimento de .

Uma proteína completa

A língua bovina é rica em uma série de nutrientes, além de ser considerada uma , como afirma a mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay:

“Isso significa que a língua de vaca provê todos os aminoácidos que as suas células precisam para compor novas proteínas no seu tecido – um processo que promove a força, mantém seus hormônios em equilíbrio e te ajuda a produzir os anticorpos essenciais para a função imunológica”.

Assim, a língua de vaca pode ser parte de uma , desde que consumida sem exageros, devido ao seu alto teor de gorduras.

A língua de boi é saudável?

De fato, a língua tem o seu valor nutricional, uma vez que ela é uma ótima fonte de proteínas, além de conter zinco e vitaminas do complexo B, como a vitamina B12.

Entretanto, ela também é rica em gorduras saturadas e colesterol, e em excesso o seu consumo pode causar o acúmulo de placas gordurosas nas artérias e assim trazer alguns malefícios para a saúde.

Por isso, a língua de boi deve ser consumida de forma controlada, como uma iguaria em ocasiões especiais. E, de preferência, as proteínas da dieta devem vir de fontes mais saudáveis, como:

Carnes magrasFontes vegetais, como feijões, grão de bico, lentilhas e ervilhas

Dicas e cuidados

Ao analisar as informações nutricionais dos alimentos, é importante lembrar que os valores diários de referência estão adaptados a uma dieta de 2.000 kcal. 

Assim, os seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas, seu metabolismo, rotina de exercícios, idade e outros fatores pessoais.

Mais importante do que saber se a língua de boi engorda é compreender que para emagrecer ou manter o peso é fundamental adotar dieta saudável, nutritiva, equilibrada e controlada. 

Portanto, caso este seja o seu objetivo, você ainda pode encaixar a língua de boi em seu cardápio, desde que se atente às quantidades de gorduras e calorias.

Além disso, para potencializar a perda de peso, é importante também investir na prática regular de exercícios físicos, uma vez que eles ajudam tanto na queima de calorias quanto na melhora da composição corporal.

Bolsonaro chora durante evento militar e sua esposa Michelle deix...ver mais
12/12/2022
Limpa o pulmão, combate pneumonia, gripe e aumenta a imunidade
12/07/2020
Como identificar 10 Tipos de Picadas de insetos e outros animais peçonhentos
28/12/2022
Entenda por que é errado lavar o arroz antes de cozinhar; NUNCA mais faça isso
19/07/2020
Saiba por que você NUNCA deve mat4r esse inseto se o encontrar em sua casa
12/12/2022
Vacina contra COVID-19 chega ao Brasil - Plantão COVID-19: As boas notícias!
08/07/2020
Como acabar com vermes e depósitos de gordura do corpo com receitas naturais
28/12/2022
China alerta para nova pneumonia mais mortal que a covid-19
10/07/2020
Bebidas caseiras para limpar o fígado e ajudar na perda de peso
12/12/2022
Acaba com Cistos, Pneumonia, Varizes e Aumenta a Imunidade
29/09/2020
Fotos
Artigo
Vídeos