O refluxo gástrico é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, causando sensação de dor e queimação, principalmente após as refeições.
Os principais sintomas dessa condição são a azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas que também pode ocorrer na garganta; dor torácica intensa; tosse seca e doenças pulmonares de repetição, como pneumonias bronquites e asma.
– Evitar tomar líquidos durante as refeições;
– Evitar deitar nos 30 minutos após as refeições;
– Mastigar e comer devagar;
– Usar roupas largas que não apertem a cintura;
– Fazer refeições em pequenas quantidades, especialmente ao jantar;
– Comer pelo menos 2 horas antes de dormir;
– Evitar refeições líquidas ao jantar, como sopas ou caldos;
– Deitar na cama para o lado esquerdo para evitar que o conteúdo do estômago chegue ao esôfago e, consequentemente, à boca.
Os remédios caseiros são outras alternativas muito práticas e eficientes para aliviar o desconforto durante as crises. Porém, eles não devem fazer a substituição dos tratamentos indicados pelo médico(a). Por isso, o ideal é utilizá-los como complementos.
A água com limão é muito utilizada para aliviar a azia e o desconforto provocado pelo refluxo, pois ele possui a capacidade de alcalinizar o ácido gástrico, funcionando, dessa forma, como um antiácido natural. No entanto, para algumas pessoas, essa mistura pode piorar as crises. Por isso, o ideal é que se experimente antes de utilizá-la como tratamento.
Para fazer este remédio natural, normalmente adiciona-se uma colher de sopa de suco de limão a um copo de água morna. Esta mistura pode ser bebida até 30 minutos antes das refeições.
Devido as suas propriedades e por ser rico em compostos fenólicos, o gengibre é excelente para aliviar a irritação gástrica e também para melhorar a digestão, diminuindo, assim, as chances de o ácido gástrico subir para o esôfago.
Para usar o gengibre e aliviar o refluxo, pode-se adicionar 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre em um litro de água gelada e beber ao longo do dia.
A camomila é uma planta que funciona como um calmante natural. Ela ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, que são alguns dos fatores que podem desencadear o surgimento de refluxo. Portanto, o recomendado é tomar de 2 a 3 xícaras desse chá por dia.
Graças as suas propriedades, a babosa ajuda a acalmar a inflamação do esôfago e do estômago, diminuindo a dor e queimação. Além disso, ela também é útil no tratamento da gastrite.
Para preparar este suco, basta abrir duas folhas de babosa e retirar toda a sua polpa, descascar meia maçã e adicioná-las no liquidificador, junto com um pouco de água. Depois, é só bater bem e beber em seguida.
O bicarbonato de sódio é um produto utilizado até mesmo em remédios antiácidos vendidos nas farmácias, por conta da sua capacidade de diminuir a acidez no estômago, já que ele é um sal alcalinizante natural. Para usar o bicarbonato, deve-se misturar 1 colher de chá do pó em 250 ml de água e beber, pelo menos, metade da mistura para obter o efeito desejado.
As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.
代表者: 土屋千冬
郵便番号:114-0001
住所:東京都北区東十条3丁目16番4号
資本金:2,000,000円
設立日:2023年03月07日