Artigo
Fotos
Vídeos
DOENÇAS
DIETA E NUTRIÇÃO
REMÉDIOS CASEIROS
BELEZA E ESTÉTICA
RECEITAS
DICAS PARA EMAGRECER
Cansaço, palidez e mais: conheça os sintomas da anemia
31/12/2022

A anemia é caracterizada pela baixa quantidade de hemoglobina no sangue. Ela pode ter como causa desde razões hereditárias a doenças autoimunes. Mas, geralmente, é resultado de uma alimentação desbalanceada e carente de nutrientes, especialmente ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Estima-se que a grande maioria dos casos de anemia (cerca de 90%) sejam causados pela deficiência de ferro no organismo.

Segundo o Ministério da Saúde, crianças, gestantes, lactantes, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença. Muito embora homens - de todas as idades - também possam desenvolver a condição.

"A anemia não é exatamente uma doença, mas uma complicação normalmente acompanhada por uma ou mais doenças. Por isso, costumamos chamá-la de síndrome anêmica, e o diagnóstico certo é fundamental para definir o tratamento, inclusive o preventivo", explica o Dr.Ronald Sergio, médico do hospital HSANP e mestre em hematologia pela USP.

Sintomas da anemia

Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos. Por isso, é necessário a realização de exames laboratoriais de sangue que possam confirmar o diagnóstico de anemia ferropriva. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sinais e sintomas são: 

Cansaço generalizado; Falta de apetite;Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);Menor disposição para o trabalho;Dificuldade de aprendizagem nas crianças;Apatia.

Consequências

O Ministério da Saúde alerta para as principais consequências da anemia:

Diminuição da capacidade de aprendizagem;Diminuição da produtividade no trabalho;Retardamento do crescimento;Apatia (morbidez);Perda significativa de habilidade cognitiva;Baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

Além disso, pode ser a causa primária de uma entre cinco mortes de parturientes ou estar associada a até 50% das mortes. Esses efeitos sobre a saúde física e mental afetam a qualidade de vida, a produtividade e diversos fatores podem ser os causadores da doença, como:

Em gestantes: alimentação inadequada, não uso de suplemento de ferro profilático, complicações nutricionais, parasitoses.Durante o parto/nascimento: clampeamento precoce do cordão umbilical, ausência de leite materno na primeira hora de vida, parasitoses.Nos primeiros 6 meses de vida: ausência do aleitamento materno exclusivo, introdução precoce de alimentos e outros leites, parasitoses.A partir dos 6 meses: alimentação complementar inadequada, baixa ingestão de ferro heme, não uso de suplemento de ferro profilático, elevada necessidade de ferro, parasitoses.
Bolsonaro chora durante evento militar e sua esposa Michelle deix...ver mais
12/12/2022
Limpa o pulmão, combate pneumonia, gripe e aumenta a imunidade
12/07/2020
Como identificar 10 Tipos de Picadas de insetos e outros animais peçonhentos
28/12/2022
Entenda por que é errado lavar o arroz antes de cozinhar; NUNCA mais faça isso
19/07/2020
Saiba por que você NUNCA deve mat4r esse inseto se o encontrar em sua casa
12/12/2022
Vacina contra COVID-19 chega ao Brasil - Plantão COVID-19: As boas notícias!
08/07/2020
Como acabar com vermes e depósitos de gordura do corpo com receitas naturais
28/12/2022
China alerta para nova pneumonia mais mortal que a covid-19
10/07/2020
Bebidas caseiras para limpar o fígado e ajudar na perda de peso
12/12/2022
Acaba com Cistos, Pneumonia, Varizes e Aumenta a Imunidade
29/09/2020
Fotos
Artigo
Vídeos