Doença do beijo: o que é, quais são os sintomas e tratamentos?
14/12/2022

A doença do beijo também conhecida mononucleose infecciosa é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV) e o seu período de transmissibilidade pode durar um ano ou mais.

doenca do beijoHoje no Dicas de Saúde vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre doença do beijo e como é transmitido.

Além disso, esta doença recebe esse nome porque é transmitida pelo contato direto com a saliva, o período de portabilidade pode durar um ano ou mais.

Após a infecção, o vírus fica dormente no corpo do paciente e, em alguns casos, pode ser reativado. No entanto, o médico alerta para doenças que podem estar relacionadas ao vírus.

Afinal, o que é a doença do beijo

o que e a doença do beijoA doença do beijo é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr essa condição é chamada assim porque é transmitida principalmente pelo contato direto com a saliva de uma pessoa doente, além do contato com os objetos dessa pessoa.

A doença do beijo é bastante comum em pessoas entre 15 e 30 anos e, uma vez que o paciente é infectado pelo vírus Epstein-Barr , ele permanece infectado por toda a vida.

Mesmo sem apresentar os sintomas da mononucleose, ele pode transmitir a doença para outras pessoas dependendo de alguns fatores.

O vírus causador da  mononucleos é atualmente reconhecido como fator de risco para outras doenças como lúpus e diabetes.

Sintomas da doença do beijo

Os sintomas da doença do beijo podemos citar:

– febre;

– inflamação e dor na garganta;

– dor de cabeça;

– mal-estar;

– tosse;

– fadiga e cansaço;

– calafrios;

– náuseas e vômitos;

– inflamação dos gânglios do pescoço;

– perda de apetite;

– aumento do fígado e do baço;

– dores musculares.

Transmissão da doença do beijoA doença do beijo é transmitida principalmente pelo contato direto com a saliva de uma pessoa doente, além do contato com os objetos dessa pessoa e transfusões de sangue.Como é o tratamento da doença do beijoA doença do beijo não tem cura, portanto, se o vírus faz com que a pessoa tenha os sintomas da mononucleose, é necessário controlar os sintomas, como tomar medicamentos que aliviam a dor de garganta e a febre.

Além disso, também é importante manter a calma e se hidratar adequadamente e consuma alimentados para aliviar os sintomas.

AD