Muitas vezes, a aparência da língua geográfica é incomum e pode parecer algo grave, no entanto, a condição é completamente benigna. Na verdade, algumas pessoas podem nem perceber que têm a doença até que ela seja notada durante um exame, ou até mesmo uma visita rotineira ao dentista. As características e sintomas comuns de glossite migratória benigna, incluem:
Manchas calvas ou lesões na superfície da língua;
Descoloração da língua, geralmente manchas brancas;
Áreas levantadas na língua com uma borda definida;
As vezes, as lesões podem aparecer em outras áreas da mucosa do corpo, como os lábios.
A causa da língua geográfica é desconhecida e não há como prevenir a doença. Por outro lado, alguns estudos apontam que pode haver uma ligação entre a língua geográfica e a psoríase. Porém, mais pesquisas são necessárias para entender melhor as possíveis conexões. Ademais, estudos de fatores que podem estar associados a um risco aumentado de língua geográfica produziram resultados diversos. Em outras palavras, fatores que provavelmente estão associados a um risco aumentado incluem:
Algumas pessoas com língua geográfica têm histórico familiar do distúrbio, portanto, fatores genéticos herdados podem aumentar o risco;
Língua fissurada;
Causas relacionadas à dieta (sensibilidades alimentares e deficiências nutricionais);
Alergias (metais e ambientais);
Causas relacionadas a hormônios (uso de anticoncepcionais orais);
Condições dermatológicas (psoríase e eczema );
Doenças autoimunes e outras condições inflamatórias;
Doenças crônicas (diabetes);
Distúrbios hereditários (doença granulomatosa crônica);
A glossite migratória benigna pode ser passageira ou duradoura. Ou seja, essa condição pode continuar por dias, meses ou anos. Apesar de geralmente se resolver por conta própria, não significa que não há recorrência.
Se a condição for acompanhada por dor ou desconforto persistente, o médico ou dentista pode prescrever:
Analgésicos;
Enxaguantes bucais com anestésicos;
Um plano nutricional;
Anti-inflamatórios;
Evitar fumar;
Por fim, embora a glossite migratória benigna geralmente não exija medicação, aqueles que sentem dor podem se beneficiar do tratamento com esteroides tópicos, anti-histamínicos ou bochechos calmantes. Por isso, se uma mancha vermelha sangra, aumenta de tamanho, desenvolve contornos ou superfície irregulares, causa dor ou persiste por mais de várias semanas, deve-se consultar um médico para descartar uma lesão mais grave, como câncer de língua por exemplo.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!