O acúmulo de líquidos nas pernas, decorrentes do processo de envelhecimento, provocam o inchaço nessa região. Por isso, esse problema é mais comum depois dos 30 anos de idade.
Além disso, ficar muito tempo em pé ou sentado também pode fazer com que as penas fiquem inchadas. Dessa forma, uma das melhores formas de aliviar esse desconforto é facilitar a circulação e, para isso, pode-se fazer uma massagem na região ou simplesmente elevar as penas.
Outra solução são os remédios caseiros que ajudam a reduzir o inchaço, tais como o chá de gengibre, a infusão de salsinha e o escalda pés. Portanto, confira agora os 5 melhores tratamentos caseiros para as pernas inchadas:
4 a 6 fatias de 0,5 cm de gengibre
1 xícara de água
Suco de 1 limão
Descasque as fatias de gengibre e corte-as em pedaços menores. Depois, adicione o gengibre numa panela com a xícara de água e deixe ferver por 10 minutos. Por fim, retire do fogo, deixe esfriar e coe. Este chá deve ser bebido de 2 a 3 vezes durante o dia, especialmente pela manhã e início da tarde, de forma a permitir que a eliminação aumentada de urina não afete a hora de dormir.
1 punhado de salsinha
1 xícara de água fervente
Corte a salsinha em pequenos pedaços e adicione na xícara de água fervente, deixando repousar por 5 a 7 minutos. Depois, coe as folhas de salsinha e deixe esfriar.Esta infusão deve ser ingerida morna, até 3 vezes por dia, para garantir melhores resultados.
½ xícara de sais de Epsom
2 a 3 litros de água
Coloque os sais de Epsom em uma bacia ou balde com água morna. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir os pés e chegar até, pelo menos, o meio da panturrilha. Dilua bem os sais, mexendo a água com a mão. Por fim, coloque os pés no interior da água durante cerca de 15 minutos. Repita este processo até 3 vezes por semana.
1 litro de água quente
1 litro de água gelada
2 bacias ou baldes
Coloque a água quente em uma bacia e a água gelada em outra. Em seguida, mergulhe os pés na água quente, por um tempo de 3 ou 5 minutos. Em seguida, retire os pés da água quente e, sem descanso, coloque-os imediatamente na água gelada. Deixe de 1 a 3 minutos. Você pode fazer esse tratamento até 4 vezes por dia.
½ limão
1 copo com água morna
Esprema o limão para o interior do copo com água, mexa bem e beba logo a seguir. A água com limão deve ser tomada em jejum e cerca de 15 minutos antes do café da manhã, para produzir melhor efeito. Esta mistura, além de aumentar a quantidade de urina, também pode causar vontade de usar o banheiro, pois as toxinas geralmente são eliminadas através das fezes.
As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.